Budismo em Portugal

O Budismo surge a partir dos ensinamentos do Buda Shakyamuni e nos seus princípios de não- violência e visão da interdependência, tendo actualmente mais de 500 milhões de praticantes em todo o mundo. Em Portugal, existem cerca de 17 000 budistas (CENSOS 2021).

A presença do Budismo na Europa começou nos anos 60, com a vinda de mestres do Japão, Vietname, Índia e Tibete. Inicialmente, as comunidades estabeleceram-se sobretudo no Reino Unido e em França, tendo posteriormente surgido noutros países Europeus, nomeadamente em Portugal, com a visita do mestre do Budismo Zen Taisen Deshimaru, no início dos anos 70. Uma década depois, surgem em Portugal o Budismo Zen Japonês e o Budismo Tibetano, sendo seguidos nos anos 90 pelas tradições Chinesa, Tailandesa e Vietnamita. A sua expressão foi muito pontual nos anos 70 e 80, surgindo com maior força a partir da segunda metade da década de 90, altura em que a tradição Nyingmapa (a mais antiga do Budismo Tibetano) começa a chegar ao nosso país, através das visitas de Pema Wangyal Rinpoche, filho de Kyabje Kangyur Rinpoche, em resposta aos pedidos de discípulos em Portugal e no resto da Europa que tinham contactado com esta tradição na Índia. O Budismo Chan Chinês, por sua vez, ganha nesta altura uma crescente expressão com o aumento da comunidade chinesa emigrante de Taiwan, residente em Portugal.

A partir dos anos 2000, dá-se um grande desenvolvimento do Budismo em Portugal e, com o crescente número de praticantes e interesse dos portugueses, começam a surgir as visitas de grandes mestres, dos quais se destaca S. S. Dalai Lama, S. S. Sakya Trichen Rinpoche (Budismo Tibetano), Raphaël Dôkô Triet (Budismo Zen Japonês) e Hsing Yun (Budismo Chan).

Foi com o objectivo de congregar as várias organizações, grupos e comunidades Budistas em Portugal que surge a União Budista Portuguesa (UBP), em 1997.

Subscreva a nossa newsletter
Encontre-nos
Av. 5 de Outubro, 122, 8º esq.
1050-061 Lisboa
Portugal
Donativos
Pode doar para o IBAN: PT50 0033 0000 45687392075 05.
Se quiser saber mais, visite este link.
Contacte-nos
Tel.: +351 935080158
Email: mail@uniaobudista.pt

O nosso tempo de resposta pode demorar. Gratos pela compreensão. Convites e pedidos de presença: Mín. 10 dias úteis antes do evento.
União Budista Portuguesa
© 2023 UBP. All rights reserved. Design by Moixo.