Workshop de Meditação segundo a abordagem de Mingyur Rinpoche

Dia 1 de outubro (sábado) faremos um workshop dedicado à meditação. Será com o professor Paulo Borges.
 
15h-19h
Local: Sede da União Budista (Lisboa)
Contribuição: 30€
 
 
 
"A meditação é realmente muito simples. Tudo o que temos de fazer é acolher cada experiência com consciência e abrir os nossos corações plenamente ao momento presente. Quando estamos completamente à vontade com o nosso próprio ser, as ondas de consciência difundem-se naturalmente em todas as direcções, tocando as vidas de todos os que encontramos" 
 
- Yongey Mingyur Rinpoche
 

 
Neste workshop vamos conhecer a essência dos ensinamentos práticos e experienciais de Mingyur Rinpoche sobre a meditação. Nesta abordagem a essência da meditação consiste em descobrir e repousar na presença da consciência como o espaço onde ocorrem todas as experiências, externas e internas, sensoriais, emocionais e mentais. Mais do que nos focarmos esforçadamente em objectos, usamo-los como meros suportes para reconhecer e repousar descontraidamente no espaço da consciência. Meditar não visa controlar a mente, libertar-nos do que não gostamos em nós ou tornar-nos pessoas melhores, mas sim levar-nos a descobrir que já somos fundamentalmente sãos, completos e dotados de imensas qualidades, como consciência, amor, compaixão e sabedoria. Nesta abordagem o benefício fundamental da meditação é a descoberta de quem realmente somos, o acesso a uma felicidade verdadeira e duradoura e o pleno florescimento humano, com todos os efeitos colaterais e positivos que a investigação neurocientífica hoje comprova. 
No workshop aprenderemos a meditar com a postura física e a motivação adequadas, usando métodos simples como a consciência aberta, sem objecto, e o acolhimento das sensações, emoções e pensamentos no espaço amplo da consciência. O workshop pode funcionar como introdução aos três níveis da formação Alegria de Viver (Joy of Living), que podem ser feitos presencialmente ou on-line com instrutores de Tergar Internacional. O objectivo é também dar início a um grupo de prática regular na União Budista Portuguesa. 
Sugere-se a leitura do livro de Mingyur Rinpoche A Alegria de Viver (Temas e Debates).
 
 
Sobre o Facilitador:
Paulo Borges tenta seguir a via do Buda desde 1983, segundo as tradições Nyingma e depois Kagyu do budismo tibetano, tendo como principal mestre Mingyur Rinpoche. Líder de prática no Grupo de Prática Tergar Lisboa e presidente da Associação Tergar Portugal, inserida na Comunidade de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). 
Tradutor de livros budistas e autor e organizador de 65 livros, entre os quais Descobrir Buda (2010), O Coração da Vida. Guia prático de meditação (2015), Meditação, a Liberdade Silenciosa (2017), O Sorriso do Buda. Uma introdução ao budismo (2020) e Presença Plena. Uma viagem meditativa, terapêutica e filosófica pelas cinco energias da Vida (2022).
 

Close