Saga Dawa Düchen, comemoração do nascimento, Despertar e Parinirvana do Buda Shakyamuni

Saga Dawa Düchen, comemoração do nascimento, Despertar e Parinirvana do Buda Shakyamuni

O mês mais importante do calendário lunar tibetano é a Saga Dawa, o quarto mês lunar, que decorre de 31 de Maio de 2022 a 29 de Junho de 2022. Ao décimo quinto dia deste mês lunar, o dia de lua cheia, chama-se Saga Dawa Düchen. Em tibetano, Düchen traduz-se por «grande ocasião». Este ano, a Saga Dawa Düchen é na terça-feira dia 14 de Junho. É o mais importante dia sagrado do ano para os budistas tibetanos.

A Saga Dawa Düchen comemora o nascimento, Despertar e Parinirvana do Buda Shakyamuni. Noutras tradições budistas, a ocasião é conhecida como Buda Purnima, Vesak ou Dia do Buda. É comemorado um pouco antes da Saga Dawa, com base num calendário lunar diferente.

Saga Dawa é o mês dos méritos, também chamado Bumgyur Dawa, que significa «méritos multiplicados por cem mil vezes». Os budistas tibetanos de todo o mundo fazem esforços extras na prática do Darma, generosidade e compaixão para acumular maiores méritos virtuosos e purificar os nossos karmas negativos. Além de recordar o Buda e as suas actividades, o principal objectivo do festival é a oração.

Muitos dizem que o objectivo da época do festival é rezar pela longa vida de todos os Mestres de todas as tradições, pela sobrevivência e difusão dos ensinamentos do Buda na mente de todos os seres sencientes e pela paz mundial. Os budistas tibetanos vão a mosteiros e templos para rezar durante o Festival da Saga Dawa. Um lugar em Lhasa, onde multidões de tibetanos se reúnem para rezar, é o Palácio Potala. Centenas de pessoas prosternam-se e oram diante dele.

Close