MEET-IR e ReliJogando

MEET-IR e ReliJogando

A UBP é membro do Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-religioso dinamizado pelo Alto-Comissariado para as Migrações (ACM). Estamos neste momento a organizar duas iniciativas e precisamos de jovens entusiastas que tenham prazer em partilhar, reflectir e conviver com pessoas de diferentes religiões. Contacta-nos se estiveres interessado em participar ou para qualquer esclarecimento: dialogoirjovem@gmail.com

MEET-IR

Já na 5.ª edição, o MEET-IR é um encontro de jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos provenientes das diferentes 12 comunidades religiosas que integram o GT-DIR. Tem por objectivo reconhecer a diferença e o pluralismo na sociedade e reflectir conjuntamente sobre o contributo de todos (os jovens em particular) para uma sociedade melhor. As actividades centram-se na partilha e na reflexão, com carácter lúdico para fomentar o espírito de diálogo que se estende à confraternização informal. Os temas abordados giram em torno de: como valorizar a diversidade religiosa na sociedade portuguesa e torná-la visível; como estar aberto às diferentes identidades dos outros sem me sentir ameaçado ou pôr em causa a minha; partilha de histórias/tradições das diferentes comunidades religiosas; conhecer as culturas e as festas – celebração, alimentação; preocupação com os mais vulneráveis e com o ambiente.
A realizar-se entre 6 a 9 de setembro de 2022, em local ainda a definir. O ACM assume os custos de deslocação (comboio ou autocarro), alojamento, refeições e seguros.

ReliJogando

Por ocasião dos 10 anos do Plano Nacional de Ética no Desporto promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, numa parceria com o departamento das Ciências das Religiões da Universidade Lusófona, o GT-DIR/ACM apoia o ReliJogando, um encontro desportivo multirreligioso, centrado na Ética que nos une como forma de promover as boas práticas no campo do desporto entre membros de diferentes confissões religiosas.
O desporto, como forma de encontro e competição salutar, pode ser um instrumento de reflexão sobre a sua capacidade de quebrar barreiras e construir a paz, especialmente numa altura em que esta é novamente ameaçada no seio da Europa. Com a diversificação cultural e religiosa cada vez mais visível no nosso país e num ano em que parte significativa do mundo porá o seu olhar no Campeonato do Mundo de Futebol, este evento estaria a veicular uma mensagem positiva relativamente à aliança da prática desportiva com os valores da paz e da ética.
Pretende-se organizar jogos de futebol de 5, com jovens entre os 12 e os 16 anos, em que cada equipa terá elementos de diferentes religiões. Outro objectivo é promover o debate sobre as religiões e a prática desportiva, estimulando o diálogo. Será elaborada uma pequena brochura alusiva (em formato digital), que integra um Manifesto a assinar por todos os participantes.
A expectativa é que esta iniciativa possa decorrer em três diferentes pontos do país, em três fins-de-semana, sendo os custos de deslocação, alojamento e alimentação assegurados pelos organizadores. Realizá-la no período em que decorre o Campeonato do Mundo é a meta a atingir, mas as datas não estão fixadas.
Estamos abertos à organização de outras actividades desportivas, nesse sentido, seja qual for a actividade que pratiquem, comuniquem-nos a vossa vontade de participar.

Close