Zen Flor Silvestre

Zen Flor Silvestre

 

História da Linhagem

Maezumi Roshi (1931-1995) nasceu e foi criado no Japão. Viajou para a América ainda jovem e tornou-se num dos grandes pioneiros do Zen moderno, trazendo para o Ocidente o tradicional budismo japonês zen e abrindo, dessa forma, uma nova fronteira que iria transformar a prática e praticantes. Em 1967 fundou o Zen Center of Los Angeles. Recebeu a transmissão do Dharma de Hakujun Kuroda Roshi em 1955. Recebeu também a aprovação definitiva como professor (inka) de Koryu Osaka Roshi e de Hakuun Yasutani Roshi, tornando-se assim um herdeiro do Dharma em três linhagens do Zen, em ambas as escolas Soto e Rinzai.

 

Maezumi Roshi concedeu a transmissão formal do Dharma a doze sucessores: Bernie Glassman, Dennis Genpo Merzel, Charlotte Joko Beck, Jan Chozen Bays, John Daido Loori, Gerry Shishin Wick, John Tesshin Sanderson, Alfred Jitsudo Ancheta, Charles Tenshin Fletcher, Susan Myoyu Andersen, Nicolee Jikyo Miller e William Nyogen Yeo. Estes doze herdeiros promoveram a transmissão do Dharma aos seus próprios sucessores, os quais, por sua vez, o transmitiram também, pelo mundo fora.

 

História da escola em Portugal

Sensei Amy (Tu es Cela) Hollowell, por convite de Catherine (Genno) Pagès, veio a Portugal pela primeira vez em 2006, regressando todos os anos para orientar vários retiros de meditação e oferecer palestras. Em 2012, sob a sua égide, foi criada em Portugal a Associação Zen Flor Silvestre, congénere da Wild Flower Zen Sangha, fundada em França em 2004. A associação é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo está descrito no Artigo 2º dos seus estatutos:

«A associação tem como fim a realização de actividades centradas na prática da meditação na tradição Zen da mestre Zen Amy Hollowell Sensei.»

 

Director espiritual

Sensei Amy Hollowell

 

Contactos

wildflower.pt@gmail.com

www.sanghazenpt.org

 

 

Close