Workshop de Escrita e Meditação Zen

Workshop de Escrita e Meditação Zen

workshop de escrita e meditação zen peq

Com Roshi Amy Hollowell

Organização: Zen Flor Silvestre

8 e 9 de Junho | União Budista Portuguesa

Neste workshop vamos explorar o momento presente na sua mudança contínua e como podemos expressar a nossa experiência disso no papel, utilizando a meditação Zen e uma variedade de exercícios escritos.

A verdadeira escrita artística surge naturalmente de um coração e mente que não excluem nada. Na meditação cultivamos essa abertura de coração/mente e descobrimos o que pode ser chamada de perspetiva da não perspetiva. Esta abertura inclusiva de tudo permite-nos experienciar as coisas como elas são, em toda a sua plenitude, e depois expressar essa vivência traduzindo-a por palavras.

Não é requerida experiência meditativa ou de escrita prévia para este workshop. Será necessário trazer papel e caneta.

 

Programa

  Sábado, dia 8

     tarde: 14h - 18h

  Domingo, dia 9

     manhã: 10h - 13h

     tarde: 14h - 17h

 

Valor

- Até dia 15 de maio: 80€

- Depois de 15 de maio: 90€

Inscrições e Informações

*João Ferreira*

Tel.: 91 831 40 42

joaoferreiras@gmail.com

 

ROSHI AMY

Roshi Amy (Tu es cela) Hollowell, professora de Budismo Zen e poeta, nasceu e cresceu em Minneapolis mas viajou para França em 1981 para estudar literatura e história, tendo vivido em Paris desde então, e aí criando os seus dois filhos e trabalhando como jornalista e tradutora.

A ESCRITORA

Exerce desde há muitos anos o cargo de redactor-chefe no jornal International Herald Tribune e as suas traduções incluem trabalhos de Georges Bataille, Alberto Giacometti, Yves Bonnefoy, Tahar Ben Jelloun, Yasmina Khadra, Catherine Millot e Matthieu Ricard. Amy foi considerada uma das poetas de língua inglesa proeminentes em França por The Café Review e por Ekleksographia; a sua poesia tem sido objecto de numerosas publicações na Europa e nos Estados Unidos. Foi aluna do programa de escrita da Jack Kerouac School of Disembodied Poetics, na Universidade Naropa, fundada por Chogyam Trungpa em Boulder, Colorado.

A MESTRE ZEN

Conheceu a sua mestre Zen, Catherine (Genno) Pagès Roshi, em 1993, em Paris.

Em 2004 Amy recebe formalmente a transmissão do Dharma por Genno Roshi, tornando-se numa mestre Zen, sucessora na linhagem de White Plum, ramo do Zen que foi trazido do Japão para o Ocidente por Taizan Maezumi Roshi, o fundador do Zen Center of Los Angeles. Nesse mesmo ano, Amy fundou a Wild Flower Zen Sangha, em França.

Em 2012, sob sua égide, é formalmente instituída em Portugal a congénere Associação Zen Flor Silvestre. Em Novembro de 2015 Genno Roshi atribui-lhe oficialmente o título de Roshi.

Atualmente Roshi Amy Hollowell orienta retiros de meditação e workshops de prática Zen em França e Portugal, ensinando também online através do seu blog zenscribe.

 

 

Close