Viver e Morrer em Paz e Consciência Plena

Viver e Morrer em Paz e Consciência Plena

Viver e Morrer em Paz e Consciência Plena peq

Com Paulo Borges

Organização: Escola Círculo do Entre-Ser

23 de Novembro|das 15h00 às 19h30|Círculo do Entre-Ser, Lisboa

Estamos realmente vivos, no sentido de apreciarmos, desfrutarmos e sentirmo-nos gratos por tudo o que a vida nos oferece, abundante e gratuitamente, a cada instante, pareça agradável ou não? Temos algo como garantido e definitivo ou estamos conscientes de que tudo é impermanente e pode mudar a qualquer momento? Passamos a vida a adiar para mais tarde as nossas maiores e mais essenciais aspirações?

                Quais são as nossas prioridades na vida? E os nossos principais factores de refúgio e segurança? E quais os principais factores da nossa identidade, do nosso sentimento de ser quem somos? São essas prioridades e factores algo que possamos manter para sempre e que corresponda à nossa natureza e potencial mais profundos?

                Estamos conscientes de que a transição chamada “morte” é inevitável, que pode acontecer a qualquer momento e estamos preparados para partir sem remorsos e em paz, desfrutando de tudo o que esta experiência nos pode oferecer? O que podemos fazer para nos prepararmos desde já para a transição da morte, de modo a que não nos surpreenda desprevenidos e a vivermos desde já uma vida mais consciente e plena?

                O workshop ajudar-nos-á a responder de dentro a estas questões, mediante exercícios de reflexão e meditação e a partilha de informação procedente da sabedoria budista, em particular tibetana.

 

 

Facilitador: Paulo Borges

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (2011-2013). Sócio-fundador e Presidente do Círculo do Entre-Ser.

Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.

Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o Livro Tibetano dos Mortos (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse. É autor de vários livros, entre os quais O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005), Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (2010), Quem é o meu Próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional (2014) e O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação)(2015).

Para mais informações consultar

 

 

Close