STUPA – Associação para a Paz no Mundo

STUPA – Associação para a Paz no Mundo

História da Linhagem /tradição

A Stupa – Associação para a Paz no Mundo, é uma associação religiosa, sem fins lucrativos, que visa a promoção e o desenvolvimento da paz no mundo, através da prática do estudo, da contemplação e da meditação segundo a tradição do budismo tibetano, bem como o cultivo da sabedoria através da prática do amor e da compaixão por todos os seres.

Seguindo a orientação espiritual de Taklung Tsetrul Pema Wangyal Rinpoche, Jigme Khyentse Rinpoche e Tsawa Rinam Rinpoche (Rangdröl Rinpoche), filhos de Kyabje Kangyur Rinpoche, a Stupa tomou forma a partir da iniciativa e da inspiração de Pema Wangyal Rinpoche, discípulo não só de seu pai, Kyabje Kangyur Rinpoche, mas de mestres eminentes como Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche e Kyabje Dudjom Rinpoche, Kyabje Trulshik Rinpoche, que tem dedicado incansavelmente toda a sua existência à realização dos desejos e aspirações dos seus mestres na prática do bom coração e no desejo de felicidade para todos os seres.

  

 

 

 

 

 

História da Associação em Portugal

A Stupa- Associação para a Paz no Mundo, foi constituída a 24 de Agosto de 2012 e tem desenvolvido as suas atividades na área da sua propriedade do Moinho do Malhão, no Malhão, concelho de Salir, no Algarve, onde se situa o primeiro Stupa construído em Portugal em 2008.

A STUPA pretende que a sua atividade seja uma fonte de benefícios para o desenvolvimento da paz interior bem como para a paz no mundo, tanto para os seus membros como para a a ajuda aos seres necessitados. Esta atitude é a condição base para todos os amigos e voluntários da STUPA. 

A STUPA tem como objetivos promover e desenvolver a prática do estudo, da reflexão e da meditação de acordo com a tradição do budismo tibetano, através de uma série de atividades tais como:

- Convidar mestres realizados para dar ensinamentos e orientar retiros de prática e meditação;

- Promover os encontros e a prática mensal da cerimónia de oferenda de tsok dos dia 10 e 25 do calendário lunar tibetano;

- Promover outros encontros nos dias especiais da tradição do budismo e a celebração dos aniversários/parinivana de mestres realizados;

- Oferecer as condições para a realização de retiros de curto, médio e longo prazo, segundo a orientação dos mestres Pema Wangyal Rinpoche, Jigme Khyentse Rinpoche e Rangdrol Rinpoche.

   

Fundador/director espiritual 

Tulku Pema Wangyal Rinpoche

Responsável em Portugal 

 Tulku Pema Wangyal Rinpoche

 

Contactos 

Escritório em Lisboa: 

Rua Conde Almoster nº 106  12ºDtº

1000-000 Lisboa

Tel: 217 785 408     email : office@stupapaznomundo.org

Site: http://stupapaznomundo.org 

Templo e Centro de Retiros : Moinho do Malhão,

8100-183 Salir - Algarve

Tel: 289 093 093

 

Atividades Regulares 

Diariamente organizam-se sessões de prática conjunta no Templo, a oração da manhã e a oração da noite às 7:00 e 19:00, respetivamente, bem como nos dias 10 e 25 de cada mês do calendário lunar tibetano, realizam-se cerimónias religiosas designadas por "Tsok" (ver atividades mensais no site www.stupapaznomundo.org "Notícias"). 

Decorrem retiros solitários na propriedade do Malhão. 

 

Projetos

Projeto da construção de 108 STUPAS em Chanteloube, Dordogne, França.

Oito grandes stupas estão a ser colocados em torno do presente stupa principal de Chanteloube, o lugar onde são realizadas os tradicionais retiros de três anos. Estes Stupas centrais serão, então, cercados por um muro com 108 pequenos stupas nichos, cada um contendo relíquias, orações e um nicho como uma estátua de Buda. Tulku Pema Wangyal Rinpoche espera que o maior número possível de pessoas possa estar envolvido apoiando está construção, porque o estabelecimento de uma ligação com um tal esforço é uma fonte de benefício imensurável. Diz-se, entre outras coisas, que o mérito resultante da construção de um stupa é igual ao número de átomos contidos em cada stupa, e que este valor irá durar enquanto a stupa ali permanecer. Rinpoche, em cada ocasião, selecionou os melhores materiais de qualidade e os melhores métodos e técnicas, a fim de garantir o máximo de sustentabilidade.

 

Close