Serão de Consciência Plena

6 de Outubro | das 18h30 às 21h30

Conferência com Sister Jina e outras Monjas da comunidade de Plum Village Tradição do Mestre Budista Zen Thich Nhat Hanh

Organização: União Budista Portuguesa e Círculo do Entre-Ser

Local: Centro Ismaili de Lisboa

Todos são bem vindos a juntar-se a uma introdução à prática da consciência plena na tradição do Mestre Budista Zen Thich Nhat Hanh, conduzidas pela Sister Jina (a Irmã Chan Dieu Nghiem) acompanhada por outras duas monjas de Plum Village.

A Consciência Plena é a prática de tocar profundamente cada momento da vida quotidiana; enquanto estamos sentados, a caminhar, a comer, a beber chá e mesmo a trabalhar. Quando somos capazes de tocar profundamente a vida no momento presente, podemos tocar os muitos elementos curativos que estão disponíveis para nós, cultivando paz e alegria dentro de nós e à nossa volta.

Durante o evento seremos introduzidos aos ensinamentos de Thich Nhat Hanh e experienciaremos juntos uma tarde de prática de consciência plena, que podemos aplicar às nossas vidas quotidianas em casa e no trabalho.

Sister Jina (Irmã Chan Dieu Nghiem)

A Irmã Chan Dieu Nghiem – Verdadeira Maravilha (também conhecida como Sister Jina) - é uma monja antiga e professora do Dharma de ascendência irlandesa-holandesa, que se ordenou na tradição Zen japonesa em 1985 e se juntou à comunidade de Plum Village em 1990, sendo uma das primeiras discípulas monásticas europeias de Thich Nhat Hanh's. Anterior abadessa do Lugar de Baixo, em Plum Village, ela oferece retiros em Plum Village e por todo o mundo, inspirando gerações de praticantes com a sua leveza e clareza, partilhando os ensinamentos com simplicidade, humor e afecto.

Tich Nhat Hanh

Um dos mais inspiradores e conhecidos mestres budistas do nosso tempo, Thich Nhat Hanh, vietnamita, mestre Zen, poeta, escritor e activista pela paz, é o fundador do Budismo “comprometido”, que integra a prática da consciência plena na vida do dia-a-dia. Durante a guerra do Vietname, foi exilado e fundou Plum Village em França, que é uma comunidade baseada na prática da consciência plena onde vivem monges e monjas e para onde milhares de leigos de todo o mundo anualmente se deslocam para praticar em conjunto. A seguir a Plum Village, centros de prática de consciência plena desta tradição foram fundados por todo o mundo. A sua doçura e modéstia, o seu grande empenho em aliviar o sofrimento no mundo e o facto de viver profundamente aquilo que ensina, torna-o um professor verdadeiramente reverenciado. A sua capacidade de converter a essência dos ensinamentos budistas em linguagem e conceitos simples e de aplicá-los directamente na prática quotidiana, torna os seus ensinamentos facilmente aplicáveis.

Plum Village Online | Vídeo com Sister Jina:"Cultivating Joy and Happiness" | Vídeo com Sister Jina: "Who Am I?"

Entrada/donativo: 10 euros

Será distribuída fruta durante o evento, para a pratica da "meditação da tangerina".

Por favor contacte a União Budista Portuguesa se houver real indisponibilidade financeira da sua parte.

Inscrições: preenchendo o formulário ou enviando email para inscricoes@uniaobudista.pt

Como Chegar: 11 minutos a pé da Estação de Metro Laranjeiras. Consulte o mapa aqui.

Outra informação relevante: Poderá adoptar postura formal de meditação. Para tal, traga consigo tapete e zafu.

Close