Sabedoria Budista

Sabedoria Budista

JL peq

Com Jacob Leschly

3 de Julho| das 19h00 às 20h30 |UBP

Adiado para Julho 2021

Estudante direto do falecido Dilgo Khyentse Rinpoche, Tulku Pema Wangyal e Jigme Khyentse Rinpoche, foi nomeado professor residente na Austrália pelo mestre e cineasta budista Dzongsar Khyentse Rinpoche. Jakob apresenta o budismo numa linguagem moderna e incentiva a investigação racional e crítica. É a primeira vez que é professor convidado em Portugal.

Conferência - Amor na época do Eu

3 de Julho| das 19h00 às 20h30 |UBP

O amor é nobre, até ser capturado pelo nosso ego inseguro. O Buda prescreveu um caminho que liberta a nossa sabedoria natural e o nosso amor incondicional.

Perspectivas sobre a Consciência e o Renascimento

4 de Julho| das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00 |UBP

A visão de Buda sobre a natureza da consciência é baseada na experiência e numa visão penetrante e racional, não se baseia em práticas ou crenças culturais. Examinaremos as nossas premissas para entender algo tão intangível quanto a consciência, morte e renascimento.

Integrar a felicidade e o sofrimento na Via da Iluminação, baseado nos ensinamentos de Lojong dados por Dodrup Rinpoche III

5 de Julho| das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00 |UBP

Um ensinamento curto, profundo e prático do Terceiro Dodrupchen Jigme Tenpey Nyima Rinpoche sobre como usar e transformar tanto o sofrimento como a felicidade no caminho para a Iluminação. Este texto não é apenas um ensinamento essencial para integrar as muitas condições de mudança na nossa vida, é também capaz de mudar radicalmente a maneira como pensamos sobre as circunstâncias passadas, presentes e futuras da vida.

J peq

Jakob Leschly estuda e pratica o budismo há 45 anos e ensina há 25 anos a pedido de seus professores. Nascido na Dinamarca, ele viveu em muitos locais e dá-se bem com múltiplas culturas e idiomas. A sua formação budista é a tradição tibetana de Nyingma, principalmente como estudante do falecido Dilgo Khyentse Rinpoche, Tulku Pema Wangyal Rinpoche, Jigme Khyentse Rinpoche e o mestre e cineasta Dzongsar Khyentse Rinpoche. Ele é professor residente do Siddhartha's Intent da Austrália e antes disso do Siddhartha's Intent dos EUA.

Conclui um retiro de três anos em 1984, e o seu caminho desde então foi integrar e apresentar a visão e a prática budistas no mundo moderno. Trabalhou em várias traduções, incluindo trabalhos publicados como Shabkar - a Autobiografia de um Yogin Tibetano (SUNY, 1994) e Wondrous Dance of Illusion (Shambhala, 2013). Liderou programas e retiros do Dharma nos EUA, Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Bali, Nepal e Butão. Escreveu para a revista Tricycle, para o site biográfico do Rubin  Museum’s Treasury  of Lives, além de blogs como o Chronicles Project, Gentle Voice e Buddhist Door.

Jakob gosta de tornar a ciência budista da sabedoria e compaixão acessível e aplicável. Ele é praticante de Vajrayana, mas promove a simplicidade da meditação formal como o fundamento universal da visão penetrante e da ação compassiva. A sua linguagem é direta e inclusiva. Incentiva a investigação crítica e apraz-se em fomentar o encontro frutífero entre o Oriente e o Ocidente.

Inscrição

Em português através do LINK

Em Inglês através do LINK

Contributo

Conferência: 10€

Seminário de fim-de-semana: 50€

Tradução para português será disponibilizada.

Close