Retiro de Meditação e Silêncio na Passagem de Ano

Retiro de Meditação e Silêncio na Passagem de Ano

ces passagem ano peq

Com Paulo Borges, Daniela Velho e Paula Gonçalves

Organização: Escola Círculo do Entre-Ser

30 de Dezembro a 1 Janeiro| das 17h00 às 17h00|Casa de Exercícios de Santo Inácio, Colares

Este retiro propõe a experiência gradual da essência dos três veículos budistas: Hinayana, Mahayana e Vajrayana. Recordar o divino em nós e o mundo em que vivemos como um lugar sagrado é o convite que vos fazemos para esta passagem de ano. Largar o esquecimento e a distração em que estamos imersos, por via dos conceitos e crenças que nos obscurecem e dos quais resulta uma insatisfação contínua, permite-nos despertar a cada instante para quem verdadeiramente somos.

A Passagem de Ano é sempre o fim de um ciclo energético e uma excelente oportunidade para fechar o ciclo de esquecimento e desconexão e iniciar o do Despertar profundo, pela via da meditação e do silêncio contemplativo.

Convidamos-te a viver e a celebrar esta oportunidade em comunidade e a conhecer ou aprofundar práticas que te ajudarão a fazer do novo ano um caminho de verdadeiro florescimento interior. Convidamos-te a largar ilusões, abrir o coração e ver o mundo com visão pura, sem (pre)conceitos.

Este retiro de meditação e silêncio decorre num lugar inspirador, com espaços verdes e praia. Privilegiamos sempre um contacto mais íntimo com a natureza pelo que, se o tempo o permitir, faremos algumas das práticas meditativas propostas no bosque ou na praia em conexão com os elementos no seu estado natural. Abriremos espaço a que o retiro decorra em silêncio para que possamos integrar mais profundamente as reflexões e práticas que serão propostas. O silêncio manter-se-á ao longo de todo o retiro, à excepção das sessões de partilha.

 

PAULO BORGES
Paulo Borges procura seguir a via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Segue os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tem orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Tradutor de livros budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009). Autor e organizador de 45 livros, entre os quais O Budismo e a Natureza da Mente (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (organizador, com Duarte Braga) (2007), Descobrir Buda (2010), Quem é o Meu Próximo? (2014), O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015), Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente (2017) e Meditação, a Liberdade Silenciosa. Da mindfulness ao despertar da consciência (2017).

 

DANIELA VELHO
Daniela Velho procura seguir a via do Buda segundo a tradição budista tibetana Nyingma desde 2010 integrando, desde essa data, grupos de estudo e prática constituídos em Portugal. Acompanha e procura aplicar os ensinamentos laicos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen desde 2012. Integra também, a partir de 2016, grupos de estudo e prática internacionais no âmbito das tradições budistas tibetanas Kagyu  e  Nyingma , bem como os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, tudo sob orientação de Mingyur Rinpoche. Orienta cursos, workshops e retiros. Co-fundadora e vice-presidente da associação ética e filosófica Círculo do Entre-Ser. Investiga na área das práticas contemplativas e é instrutora e praticante de meditação. Jurista de profissão.

 

PAULA GONÇALVES

Interessa-se pela via do Buda desde 2012 e integra o Grupo de Prática Tergar de Lisboa, sob a orientação de Mingyur Rinpoche, desde 2016. Bióloga, mestre em Biologia da Conservação, praticante de montanhismo desde 1983, tem ampla experiência de contacto com a natureza por via do trabalho de campo, das múltiplas atividades de média e alta montanha que realizou nos principais parques naturais do país e de Espanha, e da preparação e enquadramento de atividades de divulgação de temáticas ligadas à conservação da natureza e às práticas agro-florestais.

 

Para mais informações consultar: www.circuloentreser.org

 

 

 

Close