PRÁTICAS MENSAIS DO BUDA SHAKYAMUNI

PRÁTICAS MENSAIS DO BUDA SHAKYAMUNI

BS

23 de Novembro| 19h00| Buda Amitabha|União Budista Portuguesa

Organização: Songtsen - Casa da Cultura do Tibete

Práticas do Buda Shakyamuni

Temos a enorme alegria de informar que, por indicação de Tulku Pema Wangyal Rinpoche, vão decorrer regularmente na UBP práticas de meditação e recitação do Buda Shakyamuni (http://uniaobudista.pt/buda/) para a paz no mundo e paz interior de todos os seres. 

Estes dias do mês lunar são particularmente importantes para os budistas de todas as tradições pois o nascimento do Buda, a sua renúncia, o Despertar,  e parinirvana final todos ocorreram em dias de lua cheia. 

Nestas sessões vai ser feita a prática "A Lamparina de Jóias Preciosas" - Sadhana do Buda e dos Dezasseis Arhats, que foi escrita por Dudjom Rinpoche (http://uniaobudista.pt/kyabje-dudjom-rinpoche/), um dos maiores mestres tibetanos do século passado. 

Os Dezasseis Arhats ou Sthaviras foram discípulos que o  Buda Shakyamuni seleccionou pessoalmente e lhes pediu que permanecessem no mundo para proteger os Seus Ensinamentos enquanto os seres fossem capazes de serem beneficiados por estes. Os dezasseis discípulos fizeram então esse voto no momento do parinirvana do Buda Shakyamuni e até o próximo Buda, Maitreya aparecer.

Esta prática combina shamata vipashana e inclui orações de homenagem, oferendas, recitação e meditação. É dito que visualizar o Buda Shakyamuni rodeado pelos Dezasseis Arhats e a assembleia de Bodhisattvas gera grande mérito e desenvolve rapidamente a compreensão dos ensinamentos do Buda.

 

 

Close