31 de Outubro| 19h30 |União Budista Portuguesa| Descida de Buda dos Reinos Celestiais - Festival LhaBab Duchen
Organização: Stupa - Associação para a Paz no Mundo
Descida de Buda dos Reinos Celestiais - Festival LhaBab Duchen
31 de Outubro
Neste 4º festival do ano budista, celebra-se a descida de Buda Shakyamuni do céu de Trāyastriṃśa, tendo aí permanecido por três meses a ensinar o Dharma à sua mãe e aos seres dos reinos dos deuses.
Considerado por ser um dia muito auspicioso, em que os efeitos das acções são multiplicadas por 10 milhões de vezes, praticar em benefício de todos os seres sencientes tem um enorme mérito.
Práticas do Buda Shakyamuni
Temos a enorme alegria de informar que, por indicação de Tulku Pema Wangyal Rinpoche, vão decorrer regularmente na UBP práticas de meditação e recitação do Buda Shakyamuni (http://uniaobudista.pt/buda/) para a paz no mundo e paz interior de todos os seres.
Estes dias do mês lunar são particularmente importantes para os budistas de todas as tradições pois o nascimento do Buda, a sua renúncia, o Despertar, e parinirvana final todos ocorreram em dias de lua cheia.
Nestas sessões vai ser feita a prática "A Lamparina de Jóias Preciosas" - Sadhana do Buda e dos Dezasseis Arhats, que foi escrita por Dudjom Rinpoche (http://uniaobudista.pt/kyabje-dudjom-rinpoche/), um dos maiores mestres tibetanos do século passado.
Os Dezasseis Arhats ou Sthaviras foram discípulos que o Buda Shakyamuni seleccionou pessoalmente e lhes pediu que permanecessem no mundo para proteger os Seus Ensinamentos enquanto os seres fossem capazes de serem beneficiados por estes. Os dezasseis discípulos fizeram então esse voto no momento do parinirvana do Buda Shakyamuni e até o próximo Buda, Maitreya aparecer.
Esta prática combina shamata e vipashana e inclui orações de homenagem, oferendas, recitação e meditação. É dito que visualizar o Buda Shakyamuni rodeado pelos Dezasseis Arhats e a assembleia de Bodhisattvas gera grande mérito e desenvolve rapidamente a compreensão dos ensinamentos do Buda.
Contactos: www.stupapaznomundo.org