Prática - A Lamparina de Jóias Preciosas

Prática – A Lamparina de Jóias Preciosas

 

Four_Noble_Truths

27 Julho|  17h00 | União Budista Portuguesa

Organização: Stupa - Associação para a Paz no Mundo

Práticas do Buda Shakyamuni

No dia 27 de Julho comemora-se o Chökhor Düchen, onde se celebra o primeiro ensinamento do Buda. É um dos quatro principais festivais budistas e ocorre no quarto dia do sexto mês lunar tibetano. Durante sete semanas após a iluminação, o Buda não ensinou. Finalmente, encorajado por Indra e Brahma, pôs em movimento a Roda do Dharma pela primeira vez, em Sarnath, ao ensinar as "Quatro Verdades Nobres".

Nesta sessão vai ser feita a prática "A Lamparina de Jóias Preciosas" Sadhana do Buda e dos Dezasseis Arhats, que foi escrita por Dudjon Rinpoche, um dos maiores mestres tibetanos do século passado.

Os Dezasseis Arhats ou Sthaviras foram discípulos que o  Buda Shakyamuni seleccionou pessoalmente e lhes pediu que permanecessem no mundo para proteger os Seus Ensinamentos enquanto os seres fossem capazes de serem beneficiados por estes. Os dezasseis discípulos fizeram então esse voto no momento do parinirvana do Buda Shakyamuni e até o próximo Buda, Maitreya aparecer.

Esta prática combina shamata vipashana e inclui orações de homenagem, oferendas, recitação e meditação. É dito que visualizar o Buda Shakyamuni rodeado pelos Dezasseis Arhats e a assembleia de Bodhisattvas gera grande mérito e desenvolve rapidamente a compreensão dos ensinamentos do Buda.

Contactos: www.stupapaznomundo.org
                   

Close