Karma- Fatalidade ou Criação?

Workshop

Horário: 1 de Setembro, das 18h30 às 22h00

Local: O Coração do Mundo – Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa

Orientação: Paulo Borges, Círculo do Entre Ser

 

Local: O Coração do Mundo – Centro de Estudos e Práticas para o Despertar da Consciência – Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa (a 2 minutos do metro do Saldanha)

Porque corre a vida “bem” a uns e “mal” a outros? Porque nos acontecem coisas dolorosas ou agradáveis quando aparentemente nada fazemos que o justifique? Porque parece por vezes que somos condicionados por tendências e acontecimentos que se encadeiam e não nos deixam muito espaço de manobra?

A noção de “karma” começa a fazer parte do pensamento e da linguagem ocidentais, mas não parece haver uma ideia clara acerca do que significa, sendo por vezes associado a destino, predestinação ou fatalidade, ideias com as quais nada tem a ver. O objectivo deste workshop é esclarecer o que significa o “karma” na tradição budista, lembrando que tem a mesma raiz do verbo “criar” e apresentando-o como a lei de causalidade que rege todos os movimentos intencionais em termos mentais, verbais e físicos, de acordo com a interdependência entre todas as formas de vida. Se o “karma” ou lei de causa e efeito origina todas as experiências que temos ao longo da vida, ele pode ser mudado a cada instante se reconhecermos que não resulta senão da intenção subjacente a cada pensamento, palavra e acção física, do seu objecto, da frequência com que são praticados e do seu impacto sobre os demais seres. Compreender assim o “karma” é compreender que somos a cada instante criadores do modo como experienciamos a vida.

No workshop estudaremos os dez actos mentais, verbais e físicos positivos e negativos e as suas consequências, nomeadamente: 1) o pleno efeito de cada acto, 2) a tendência para o continuarmos a praticar, 3) a tendência para sermos objecto do mesmo tipo de acção por parte dos outros e 4) o seu efeito na percepção e experiência do meio ambiente em que vivemos. Veremos ainda o que podemos fazer para nos purificarmos das acções e tendências negativas e cultivarmos as suas contrapartidas positivas, ao mesmo tempo que cultivamos a sabedoria que nos permite transcender todos os condicionamentos kármicos.

Paulo Borges

O workshop será orientado por Paulo Borges. Praticante da via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano, integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e é desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tendo orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Autor e organizador de 45 livros, entre os quais "O Budismo e a Natureza da Mente" (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), “O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portugesa” (organizador, com Duarte Braga) (2007), "Descobrir Buda" (2010), “Quem é o Meu Próximo?” (2014) e "O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação)" (2015).

Contribuição: 20 euros (uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva).

Material necessário: Convém trazer caneta e papel.

Inscrições:  preenchendo o formulário ou enviando email para inscricoes@circuloentreser.org

Localização: O Coração do Mundo – Centro de Estudos e Práticas para o Despertar da Consciência – Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa (a 2 minutos do metro do Saldanha)

Outra informação relevante disponível aqui

Chegar 15m antes para efectuar o pagamento. Não dispomos de multibanco.

Close