Introdução à Meditação e à Psicologia Budista - As Oito Consciências e as Cinco Sabedorias do Despertar

Introdução à Meditação e à Psicologia Budista – As Oito Consciências e as Cinco Sabedorias do Despertar

Com Paulo Borges

6, 13 e 20 de julho |das 20h30 às 22h30|Curso on-line

Organização: Escola Círculo do Entre-Ser

Este curso é uma introdução teórico-prática à meditação com base no conhecimento da natureza, estrutura e funcionamento da mente segundo a tradição do Mahāyāna ou Grande Veículo budista. Em contraste com o que acontece hoje em dia, em que a meditação tende a ser apresentada como um mero conjunto de métodos para promover o bem-estar, acalmar a mente e aumentar o foco e a eficácia nas atividades mundanas, os milenares ensinamentos budistas nunca separaram os métodos meditativos de um conhecimento profundo acerca dos vários níveis e funções da consciência e do objetivo de através deles descobrir a essência pura dessa mesma consciência, primordial e naturalmente desperta (o que na linguagem budista se designa como natureza de Buda, a essência de todos os seres e fenómenos).

É assim que neste curso faremos exercícios meditativos em articulação com o conhecimento teórico e experiencial dos oito níveis de consciência (consciência do fundo universal, consciência mental afligida, consciência mental e consciências sensoriais) e da sua progressiva transformação nas cinco sabedorias do Despertar: sabedoria do espaço absoluto, sabedoria semelhante ao espelho, sabedoria da igualdade, sabedoria do discernimento, sabedoria que tudo realiza. Veremos que nesta transformação também as emoções disfuncionais, causadoras de sofrimento - ignorância, cólera, orgulho, apego e inveja - , se transformam em energias e expressões positivas da consciência desperta.

O curso tem como referência principal os ensinamentos do eminente mestre tibetano Khenchen Thrangu Rinpoche, acerca do texto de Mipham Rinpoche, Gateway to Knowledge.

Facilitador: Paulo Borges

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (2011-2013). Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser.

Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen.

Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o Livro Tibetano dos Mortos (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse. É autor de vários livros, entre os quais O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005), Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (2010), Quem é o meu Próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional (2014) e O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação)(2015).

Para mais informações consultar

Close