Girar a Roda do Dharma

Girar a Roda do Dharma

Four_Noble_Truths

O 'Festival de fazer girar a Roda do Dharma' é um dos quatro principais feriados budistas. Durante sete semanas após o seu Despertar, Buda não ensinou. Finalmente, encorajado pelos deuses Indra e Brahma, ensinou pela primeira vez as "Quatro Nobres Verdades", no Parque das Gazelas em Isipatana (agora chamado Sarnath), perto de Benares, na Índia no dia de lua cheia de Julho.

Esse ensinamento foi chamado de Dhammacakkappavattana Sutta

Este discurso foi proferido perante cinco ascetas que eram seus ex-companheiros e muitos deuses estavam presentes para ouvir o ensinamento. A primeira orientação de Buda foi aconselhar os que o ouviam a desistir de dois extremos opostos como via para realizar a iluminação: a indulgência nos prazeres sensuais e a austeridade física.

Ensinou nesse momento as Quatro Nobres Verdades que são: a verdade do sofrimento; Sua causa; O seu fim; E o caminho para o seu fim. Estas verdades descrevem a realização de que tudo neste mundo está embuído de sofrimento, e que a causa do sofrimento é o desejo. O fim do sofrimento é o nirvana. A forma de atingir a cessação do sofrimento é através do Nobre Caminho Óctuplo, que pode ser resumido em três treinos: ética, concentração e sabedoria. Estes três estágios são descritos sucintamente na estrofe seguinte:

    Cessar de fazer mal,
    fazer o que é positivo,
    treinar a mente:
    este é o conselho de todos os Budas.

 

As Quatro Nobres Verdades nas palavras de:

Ajahn Sumedo
Tradição tailadesa Theravada da Floresta (video)

Thich Nhat Han
Tradição vitnamita zen (audio)

Dalai Lama
Tradição tibetana (video)

 

 

 

Close