Ensinamentos sobre textos de Chandrakirti e Shantideva

Ensinamentos sobre textos de Chandrakirti e Shantideva

Nenhuma descrição de foto disponível.

Com Sua Santidade, O Dalai Lama

Ensinamentos sobre o Madhyamikavatara de Chandrakirti e sobre o Bodhicaryavatara de Shantideva

Organização: Centros Indianos - Nalanda Shiksha

17, 18 e 19 de Julho de 2020 | Transmissão online

Madhyamikavatara de Chandrakirti

Este é considerado como o comentário clássico de Chandrakirti sobre o significado da Mulamadhyamaka-karika de Nagarjuna. É também um comentário sobre o Sutra dos Dez Bhumis (Dashabhumika-Sutra). Está incluído entre os chamados "Treze Grandes Textos", que formam o núcleo do currículo na maioria dos Shedras.

Madhyamaka refere-se aos textos que veiculam o significado da Via do Meio, a via para além dos extremos, aos ensinamentos de Buda da Segunda Roda e aos comentários que explicam e clarificam o seu significado. Neste caso, em particular, refere-se ao Mulamadhyamaka-karika de Nagarjuna.

Avatara significa entrada ou introdução. Este texto é uma introdução no sentido em que evidencia claramente o significado do texto de Nagarjuna por meio das escrituras dos sutras, bem como da instrução essencial transmitidas através da linhagem de mestres desde Nagarjuna a Chandrakirti. Expressa tanto a profundidade do texto de Nagarjuna, ou seja, a vacuidade, as vias e os bhumis.

Bodhicharyavatara, de Shantideva

Bodhicharyavatara (Skt. Bodhicaryāvatāra) ou Bodhisattvacharyavatara (Skt. Bodhisattvacaryāvatāra; Tib.). chub sems dpa'i spyod pa la 'jug pa) ou Introdução à Via do Bodhisattva - o guia clássico de Shantideva para o caminho Mahayana. Está incluído entre os chamados "Treze Grandes Textos", que formam o núcleo do currículo na maioria dos Shedras.

 

Transmissão através do site oficial: www.dalailama.com/live

Close