Curso de Introdução ao Budismo

Curso de Introdução ao Budismo

int budismo AT peq

Com António Teixeira

Organização: União Budista Portuguesa

Adiado para o Início de Setembro 2020| das 19h00 às 20h30 |UBP

Este Curso em 15 sessões, às segundas-feiras, das 19 às 20h30, visa uma apresentação da vida e dos principais ensinamentos do Buda Shakyamuni desde a sua invulgar busca da razão do sofrimento nos seis mundos, nomeadamente o humano, à  descoberta da grande ilusão a ele associada e como sair dela para um estado de paz e de Libertação de todo o sofrimento.

Assim serão enfocadas as bases da Via do Dharma que ensinou, verdadeiramente essenciais como “As Quatro Nobres Verdades” e “Os Doze Elos de Produção Condicionada” entre outros aspetos das "Três Voltas da Roda do Dharma ou Ciclo de Ensinamentos” salientando o sentido experimental, não-dogmático e terapêutico do Caminho que nos apontou. Via que conduz do estado de Ilusão onde a humanidade comum e  outros seres se encontram a um outro estado não-ilusório e libertador. Essa Via – que visa uma Desvelação do Ser profundo que já existe em nós, não exige fabricar algo que não temos, mas sim deixar cair os véus de hábitos, ilusões e percepções erróneas que nos causam sofrimento a nós e aos outros.

Assim, serão sucintamente apresentados os Três Ciclos de Ensinamentos, as Três Vias (Yanas) e as escolas a elas associadas, como hábeis meios que o Buda usou para apresentar o Dharma a diferentes necessidades mentais dos seres humanos. Salientar-se-ão as principais fases de uma via eventualmente progressiva: o Refúgio nas Três Joias e o Treino no Espírito de Iluminação (com as suas Quatro Meditações Incomensuráveis e as Seis Perfeições Transcendentes (Paramitas - a essência do Paramitayana). Muito genericamente referir-se-á o treino extraordinário do Tantra ou Vajrayana (que poderá suceder ao Paramitayana). Por fim terminaremos com uma referência genérica à vida;à morte,ao estado pós morte e à experiência pós morte e ao renascimento no Samsara e as possibilidades de libertação em cada uma destas fases.

Todas as sessões terão um pequeno período meditativo, como parte experimental, e porque a Meditação e seu desenvolvimento é uma dos Três Treinos ao longo de toda a Via Budista.

 

Orientador: António Teixeira

António Teixeira estuda e pratica o budismo há quarenta anos e tem seguido alguns dos principais mestres que têm ensinado o Budismo em Portugal e em França (nomeadamente em retiros paralelos), entre eles de destacar S.S. Dalai Lama, Kyabje Trulshik Rinpoche, Kyabje Tenga Rinpoche, Pema Wangyal Rinpoche, Jigme Kyentse Rinpoche, Rangdrol Rinpoche, Pema Sherab Rinpoche, Mingyur Rinpoche, Chökyi Nyima Rinpoche, Ringu Tulku Rinpoche, Dagpa Rinpoche e vários Lamas  e professores ocidentais, como Denis Rinpoche e Keith Dowman.

Tem ministrado Cursos de Introdução ao Budismo desde 2003, em Óbidos, Lisboa (UBP) ,Loulé e Setúbal e ensinado Meditação e Zen Shiatsu (que treina desde 1979), em alguns dos lugares acima referidos.

 

 

                                                                               CURSO DE INTRODUÇÃO AO BUDISMO

 

                                I - ORIGEM E FUNDAMENTOS DA VIA DO BUDA

 

1ªsessão – A vida e a Iluminação de Siddhartha Gautama: resumo histórico da vida do Buda Shakyamuni. O buda histórico e a Natureza-de-Buda. O Sermão do Parque das Gazelas: as Quatro Nobres Verdades. Introdução à prática da meditação.

2ª sessão- A Tripla Aprendizagem:na Disciplina Ética,na Meditação e na Sabedoria. As Três Coletâneas (ou Cestos): Vinaya, Sutra e Abhidharma. A meditação da Calma Mental (Introdução).

3ª sessão – O sentido experimental,não dogmático e terapeutico do Ensinamento e Via do Buda.O eu e o outro. As duas experiências:dual e primordial.As Duas Verdades: absoluta (profunda) e relativa (das aparências) Samsara (e Ilusão) e Nirvana (e Iluminação).O Dharma como prática de Desvelamento.Os Quatro Selos do Dharma. Prática da Calma Mental  (Shamatha).

4ª sessão – Os Três Ciclos de Ensinamento ou as Três Voltas da Roda do Dharma. Os Três Níveis da Via:Hinayana,Mahayana e Vajrayana. Arahts, Bodhisattvas, Mahasiddhas e Budas. Prática de Shamatha.

5ª sessão – As principais escolas filosóficas budistas: a Theravada, as Mahayanas (Chan/zen,Terra Pura) e as Vajrayana (tibetanas e Shingon). As duas Tradições de Comentários. Resumo da História Oriental do Budismo e expansão atual no Ocidente. Prática de Mindfulness e suas características.

6ª sessão – A Vacuidade e os Doze Fatores de Produção Condicionada. Impermanência e insubstancialidade do eu. A Via do Meio. As posições das diversas Religiões. Prática de Shamatha.

 

                       II – ESSÊNCIA DA VIA DA ILUMINAÇÃO E BUDISMO NA VIDA DO SÉC XXI

 

7ª sessão – Shamatha (a progressão da Calma Mental) e Vipashyana (a Visão Profunda).

8ª sessão – As Quatro Meditações Fundamentais: a Preciosa Vida Humana, a Impermanência e a Morte, a Ação (Karma) e a Lei da Causalidade, os sofrimentos da existência cíclica (nos seis mundos do Samsara).

9ª sessão - O Refúgio nas Três Jóias (Buda,Dharma e Sangha) no Início da Via. Os seus benefícios presentes e futuros. Os Três Sentidos do Dharma.

10ª sessão - O Espírito de Iluminação (Bodhichitta): Relativo e Absoluto. As quatro Meditações Ilimitadas.

 

Período de Férias

 

11ª sessão -  As Seis Paramitas ou Perfeições Transcendentes: a Generosidade, a Disciplina Ética, a Paciência, a Diligência, a Concentração Meditativa (Dhyana) e a Sabedoria (Prajna). Referências à Generosidade e à Ética.

12ª sessão - Revisão sobre as primeiras cinco paramitas, a Sabedoria e os Sutras da Prajnaparamita. Referência ao Sutra do Coração e ao Sutra de Diamante.

13ª sessão - Sutrayana e Vajrayana : os Sutras e os Tantras. O Mestre e o Discípulo.

14ª sessão - Breve referência aos Tantras externos e internos. Vida, morte estado intermediário e renascimento e os doze elos.

15ª sessão – Como viver melhor a aproximação e o momento da morte. As experiências possíveis no pós-morte.

 

Inscrições: inscricoes@uniaobudista.pt

 

Contributo:

30 Euros por mês.

Concessões para estudantes até aos 25 anos e desempregados: 20 Euros

Close