Curso de Introdução ao Budismo - Nível II

Curso de Introdução ao Budismo – Nível II

CIBudismo I on line peq

Com Paulo Borges

Organização: Escola Círculo do Entre-Ser

13, 20 e 27 de maio |das 19h00 às 22h00|CURSO ONLINE

O curso consiste numa introdução teórico-prática aos fundamentos da via do Buda (ou seja, do Despertar da consciência) nas suas três expressões: budismo original, Mahāyāna ou Grande Veículo e Vajrayāna, ou Veículo de Diamante, também conhecido como Mantrayāna e Tantrayāna. Aliaremos a leitura e estudo de textos, a reflexão e a compreensão intelectual à experiência directa mediante exercícios meditativos em cada sessão a ser desenvolvidos em casa. Serão fornecidos textos de apoio e sugere-se a leitura do livro de Paulo Borges O Sorriso do Buda. Uma introdução ao Budismo (Lisboa, Farol, 2020).

 

Facilitador

Paulo Borges segue a via do Buda desde 1983 segundo as tradições Nyingma e depois Kagyu do budismo tibetano, tendo actualmente como principal mestre Mingyur Rinpoche. Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an/Zen. É também aluno do médico e professor budista tibetano Nida Chenagtsang. Líder de prática no Grupo de Prática Tergar de Lisboa, sob a orientação de Mingyur Rinpoche. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tem orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Medicina e Meditação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Cofundador e presidente da MYMA, Associação para a Cultura Contemplativa. Cofundador dos Projectos Visão Pura e Viagens do Despertar.

Tradutor de livros budistas e autor e organizador de 55 livros, entre os quais O Budismo e a Natureza da Mente (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (organizador, com Duarte Braga) (2007), Descobrir Buda (2010), O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação) (2015), Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente (2017), Meditação, a Liberdade Silenciosa. Da mindfulness ao despertar da consciência (2017), Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas (2018) e O Sorriso do Buda. Uma introdução ao budismo (2020).

 

Para mais informações consulte

Close