Curso de Introdução à Meditação – nível I – Pacificar e Despertar a Mente, Abrir o Coração

Horário: 05, 12 e 19 de Setembro, das 20h30 às 22h30

Local: Sede do Círculo do Entre-Ser – Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa 

Orientação: Paulo Borges, Círculo do Entre-Ser

 

A redescoberta da meditação, particularmente na vertente da atenção plena (mindfulness), é considerada “a grande revolução silenciosa do século XXI”. A sua prática está cada vez mais presente na vida das pessoas e das instituições como resposta a algumas das consequências dos nossos modos de vida: preocupações, cansaço, conflitos, stress, ansiedade, confusão, agitação, dispersão e outras perturbações emocionais. A meditação baseia-se na evidência de que aquilo que todos procuramos - felicidade, saúde, paz e bem-estar - depende menos de factores externos do que do estado interior da mente. A base da experiência meditativa consiste assim em treinar a mente para manter uma atenção focada, calma e clara na experiência presente, sem juízos, conflitos e comentários, o que suscita uma crescente paz interior que permite uma visão mais clara e uma acção mais consciente, empática e eficaz. Daí a meditação ser cada vez mais procurada como via para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, a par de estar no centro da investigação neurocientífica, dos cuidados de saúde, da educação e do desenvolvimento sócio-profissional, da liderança e da vida empresarial, da consciência ambiental e da transformação social. A meditação inclui entre os seus imensos benefícios a redução do stress e da ansiedade, a prevenção e tratamento da depressão, o desenvolvimento cerebral e o retardar do envelhecimento.

Neste curso recorda-se que, para além destes benefícios, a meditação é um elemento fundamental de um caminho de realização integral do ser humano, que nos conduz a uma plena abertura e despertar da consciência e do coração. Este curso habilita os participantes a continuarem uma prática regular individualmente e em grupo e terá uma continuidade em outros dois níveis. A metodologia é a que está exposta de modo desenvolvido no livro O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (Lisboa, Mahatma, 2015).

Programa

1 – O que é a meditação e quais os seus benefícios? A meditação laica e a meditação budista

2 – Porquê praticar?

3 – Como praticar?

3.1. Preparação

3.2. Os sete pontos da postura

3.3. Atenção plena ao corpo e às sensações físicas

3.4. Atenção plena à respiração e às sensações respiratórias

3.5. Atenção plena aos fenómenos mentais

3.6. Atenção plena aos fenómenos externos (abertura dos cinco sentidos)

3.7. Meditação sem objecto ou presença aberta

3.8. Meditação em pé e a caminhar

3.9. Meditação da alegria, do amor e da compaixão universais

4. Conclusão, instruções finais para continuar uma prática regular e dedicatória

Paulo Borges 

Professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental e Filosofia da Religião no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor de Técnicas Meditativas na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa em 2011-2012 e 2012-2013. Ex-presidente e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética.

Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 45 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Obras mais recentes: É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, Lisboa, Temas e Debates / Círculo de Leitores, 2013; Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, Lisboa, Edições Mahatma, 2014; O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Edições Mahatma, 2015 (guia prático de meditação); Agostinho da Silva. Uma antologia temática e cronológica, Lisboa, Âncora Editora, 2016, 3ª edição.

Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Instrutor de meditação desde 1999, tendo realizado centenas de conferências, workshops, cursos e retiros por todo o país, também em empresas e instituições como o Ministério da Defesa Nacional, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Contribuição: 40 euros (uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva).

Material necessário: Convém trazer caneta e bloco-notas e roupas confortáveis.

Inscrições: preenchendo o formulário: https://goo.gl/forms/R29igH685RCJ9Gzt1, ou enviando email para inscricoes@circuloentreser.org

Localização: Sede do Círculo do Entre-Ser: O Coração do Mundo – Centro de Estudos e Práticas para o Despertar da Consciência – Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa (a 2 minutos do metro do Saldanha)

Outra informação relevante:

Chegar 15m antes, no primeiro dia, para efectuar o pagamento.

Close