Cura Integral - Práticas meditativas de cura física, energética e emocional

Cura Integral – Práticas meditativas de cura física, energética e emocional

UBP -CES_ 2018.02.24 Cura Integral - Práticas Meditativas-banner

Com Daniela Velho

Organização: Escola Círculo do Entre-Ser

24 de Fevereiro|das 10h00 às 14h00|Círculo do Entre-Ser, Lisboa

“Vês a dor como um inimigo ou relacionas-te com o desconforto com ternura e delicadeza? (…) Na nossa prática ao invés de ignorarmos ou negarmos a dor, nós abrimo-nos a ela. Em vez de tentarmos suprimir a dor, nós tomamos consciência dela. Em vez de a rejeitarmos, nós oferecemos-lhe calor (…) Consegues sentar-te com a tua dor, como uma mãe amorosa se senta com o seu filho doente? (…) A parte do corpo com dor, imediatamente responde ao calor da nossa atenção. Não mais o objecto da nossa aversão ou medo, a dor recebe a plenitude da nossa presença. É reconhecida, respeitada e cuidada. À medida que a dor responde a este cuidado, o processo de cura inicia-se”.

            Geshe Tenzin Wangyal, Healing from the Source: Meditation as Medicine for Body and Mind

A meditação é um instrumento essencial de prevenção e cura da dor física e emocional, propiciando-nos a reconexão com energias vitais curativas que estão sempre presentes em nós e em toda a rede da vida.

Por outro lado, através da prática de exercícios meditativos específicos podemos desenvolver a capacidade de reconhecer, respeitar e aceitar as nossas dores físicas e emocionais a partir de um lugar de consciência plena e amorosa que nos permite abraçar e simultaneamente libertar dessa dor.

As práticas que serão exploradas neste workshop têm a sua raiz na tradição budista e visam não apenas a prevenção e a cura da doença pontualmente considerada mas também, ou principalmente, o cultivo de uma saúde integral vibrante que brota naturalmente de uma consciência desperta e amorosa.

 

Facilitador: Daniela Velho

Co-fundadora e Vice-presidente do Círculo do Entre-ser. Procura desde 2010 seguir a via do Buda segundo a tradição budista tibetana Nyingma, integrando grupos de estudo e prática constituídos em Portugal e orientados por Mestres da linhagem.

Integra a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh da escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen e, a partir de 2016, grupos de estudo e prática internacionais no âmbito das tradições budistas tibetanas Kagyu e Nyingma, bem como os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, tudo sob orientação de Mingyur Rinpoche.

Investiga na área das práticas contemplativas.

É instrutora e praticante de meditação.

Para mais informações consulte

Close