Como Transformar as Emoções Negativas

Como Transformar as Emoções Negativas

CES-FEV peq

Com Paulo Borges

Organização: Escola Círculo do Entre-Ser

23 de Fevereiro|das 14h00 às 18h00|Círculo do Entre-Ser

Segundo a psicologia budista, há seis emoções fundamentais que resultam de não vermos a realidade como ela é e assim condicionam a mente, gerando constantemente sofrimento em nós e nos outros e sendo a causa interna de todos os problemas do mundo: possessividade e apego, orgulho e arrogância, ciúme e inveja, avareza e avidez, ódio e cólera, torpor e preguiça.

Todavia, como são a manifestação distorcida da nossa natureza profunda, a sua energia pode ser reconduzida a essa mesma natureza e usada de forma positiva. O objectivo deste workshop é aprendermos métodos simples e eficazes de nos treinarmos para conseguir isso quando as emoções nocivas se manifestam.

Mediante os métodos complementares da simples observação das emoções e da aplicação dos antídotos, podemos pôr fim ao sofrimento que causam e transformá-las em estados de consciência mais livres, felizes, bondosos e despertos. A energia emocional converte-se assim em alimento do nosso desenvolvimento integral.

 

Facilitador: Paulo Borges

Praticante da via do Buda desde 1983 na escola Nyingma do budismo tibetano. Recebeu os principais ensinamentos e transmissões de Dilgo Khyentse Rinpoche, Trulshik Rinpoche, Sua Santidade o Dalai Lama, Tenga Rinpoche, Sua Santidade Sakya Tridzin, Jigme Khyentse Rinpoche, Pema Wangyal Rinpoche e Mingyur Rinpoche. Concluiu o ngondro, as práticas preliminares do budismo tibetano, sob a orientação de Jigme Khyentse Rinpoche e Tulku Pema Wangyal Rinpoche, nos retiros paralelos em França e Portugal que frequenta desde 1999 até hoje. Segue desde 2016 as formações Joy of Living e Nectar of the Path sob orientação de Mingyur Rinpoche. Integra os ensinamentos de Thich Nhat Hanh desde 2012.

É um dos coordenadores do Grupo de Prática Tergar de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Criador do programa de formação O Coração da Vida. É professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Tradutor de livros budistas e autor e organizador de 48 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia e teatro, entre os quais: O Budismo e a Natureza da Mente (com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), Descobrir Buda, O Coração da Vida (guia de meditação), Meditação, a Liberdade Silenciosa e Vazio e Plenitude ou o Mundo às Avessas.

 

Daniela Velho

Daniela Velho segue a via do Buda segundo a tradição budista tibetana Nyingma, integrando grupos de estudo e prática constituídos em Portugal, sob orientação de Mestres da tradição indicada, desde 2010. Acompanha e procura aplicar os ensinamentos laicos de Thich Nhat Hanh desde 2012. Aluna do médico e professor budista tibetano Nida Chenagtsang. Integra grupos de estudo e prática internacionais, bem como os programas de formação da Comunidade Internacional de Meditação Tergar, sob a orientação de Mingyur Rinpoche, desde 2016.

Co-fundadora dos Projectos Visão Pura e Viagens do Despertar, que visam promover a formação na área do desenvolvimento da consciência através de programas de formação online e presenciais, de imersões na natureza, de retiros, de viagens, entre outros. Co-fundadora e vice-presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética, que visa promover uma ética e uma espiritualidade laicas e holísticas, transversais a crentes e descrentes. Autora de programas de formação, formadora e instrutora em cursos, workshops e retiros na área da meditação, com particular enfoque na gestão de estados físicos, mentais e emocionais e florescimento humano, através de práticas meditativas somáticas e de consciência corporal, de aprofundamento e ampliação de estados de presença consciente, de empatia e compaixão. Líder de prática no Grupo Tergar de Lisboa no âmbito programa Meditation Practice Group lançado por Tergar international sob a orientação de Mingyur Rinpoche.

Estuda e investiga há alguns anos na área das práticas contemplativas/meditativas. Autora de conferências e artigos na área da meditação e co-autora, juntamente com Paulo Borges, do livro “Os Animais nossos Próximos - Antologia do amor humano aos animais (da Antiguidade a Fernando Pessoa)”. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Jurista.

 

Para mais informações consultar

Close