Meditação Metta / Amor Bondoso

Meditação Metta / Amor Bondoso

METTA peq

Com Lúcia Dias

Organização: União Budista Portuguesa

Início Setembro 2019  | União Budista Portuguesa, Lisboa

O projeto Meditação Metta/Amor Bondoso pela paz no mundo, harmonia e estabilidade insere-se no Projeto Interreligioso da União Budista Portuguesa, em parceria com a Stupa - Associação para a Paz no Mundo e segue as diretrizes indicadas pelo Venerável Banthe Mahinda, fundador e diretor espiritual da Australian Buddhist Mission e do Projeto Metta Round the World.

As sessões irão realizar-se às quintas-feiras, das 19:30 às 21:00 e terá uma periodicidade quinzenal.

 

Objetivo

O  projeto Meditação Metta/Amor Bondoso, idealmente constituído por 5 a 15 pessoas, tem por objetivo promover um espaço conjunto de prática de meditação metta/amor bondoso para a paz no mundo, harmonia e estabilidade. Promover, também, o desenvolvimento de virtudes como a paciência, generosidade, compaixão, alegria, amor e equanimidade. Criar uma comunidade baseada no amor e compaixão; proporcionar momentos de partilha, discussão e celebração para a abertura do coração e estabelecer vínculos fortes de amizade e de apoio emocional entre os participantes.

METTA ou bondade amorosa é o desejo de que todos os seres sencientes estejam bem e felizes. É uma poderosa força de cura para o indivíduo e para o mundo em geral. Ajuda a abrir nossos corações e transmutar emoções negativas como raiva, ódio e rancor. Promove também o desenvolvimento de virtudes como compaixão, alegria solidária e equanimidade.

Existem diferentes maneiras de cultivar Metta. Existem também diferentes níveis de prática e realização. Como tal, a orientação é necessária para se familiarizar com as diferentes abordagens, bem como para experimentar todos os benefícios da prática.

À medida que vivemos esses tempos de grande mudança e instabilidade - com crescente raiva, violência e agressão, expressos em protestos, tumultos e guerras entre os cidadãos do mundo - precisamos recorrer aos conselhos de Buda e de outros grandes mestres espirituais.

A prática do amor compassivo é universal e é uma ferramenta poderosa de cura e elevação espiritual.

 

 

Dhammapada

Verso 5:

Nahi verena verani - samantī'dha kudācanam
Averena ca sammanti - esa dhammo sanantano.

Neste mundo o ódio nunca é apaziguado pelo ódio.                                                                                                                 

O ódio é apaziguado unicamente através de não-ódio.                                                                                                         

Esta é uma lei eterna.   

 

Para transmutar energias negativas em todo o mundo, precisamos de esforço coletivo numa escala global. Unir todas as nossas energias mentais positivas fará a diferença para a paz, harmonia e estabilidade do mundo em que vivemos. O Círculo Metta fornece uma plataforma para conectar pessoas que pensam como irradiar Metta em conjunto.

 

Programa

 

19:30 - 19:40 – Acolhimento dos participantes

19:40 – 19:50 – Sessão de oração

19:50 – 20:30 - Meditação Metta

20:30 – 20:55 – Discussão da Sessão e partilha (momento de chá e bolachas)

20:55 – 21:00 – Dedicação de Méritos

 

 Destinatários

 Uma vez que a prática de metta/amor bondoso é comum a todas as tradições religiosas, é aberta a todos os que queiram participar.

 

Contribuição

 5 a 10 euros/sessão ou 10 a 20 euros/mensal, de acordo com a disponibilidade financeira. Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva de se poder participar.

Close