Celebração do Vesak 2017

Celebração do Vesak 2017

No dia 10 e 14 de Maio de 2017, celebra-se o VESAK no Mosteiro Mosteiro Budista Sumedhārāma da Tradição Tailandesa da Floresta de Ajahn Chah, comemorando desta forma o Nascimento, Iluminação e Parinibbana do Buddha Gautama.

Durante este período, o Mosteiro tem a honra e o privilégio de receber, de visita a Portugal e ao Mosteiro, seis monges budistas da Tailândia, entre os quais Luang Pô Liem, o actual Abade de Wat Nong Pah Pong - a casa-mãe da nossa Tradição na Tailândia.

Todos estão convidados a participar, podendo desfrutar do ambiente comemorativo e contemplativo da ocasião e espaço do Mosteiro em Pinhal de Frades

O Programa das Celebrações: 

Quarta-feira, dia 10 de Maio:
19h30 - Puja com meditação e cânticos, tomada dos Preceitos, algumas palavras sobre o significado do Vesak e Circumambulação (3 voltas em torno do Altar em reverência e comemoração ao Buddha, sua Iluminação e Parinibbana, com cântico na 1ª volta - Buddham Saranang Gachami; 2ª - Dhammang Saranang Gachami; 3ª - Sanghang Saranang Gachami). Depois, meditação-vigília até à meia-noite para quem quiser participar.

Domingo, dia 14 de Maio:
10h00 - Tomada dos Preceitos, seguido de Parittas (Cântico das Protecções)
10h30 - Cerimónia do arroz (pindabat) e oferta da refeição
11h00 - Almoço
13h00 - Palestra /Desana (Dhamma talk)

Consulte o site para mais informações

 

Close