Celebração do Primeiro Ensinamento do Kalachakra pelo Buda

Celebração do Primeiro Ensinamento do Kalachakra pelo Buda

Amanhã, dia 2 de Setembro, é a celebração anual do primeiro girar da roda do vajrayana, quando o Buda Shakyamuni ensinou o Kalachakra.

Kālacakra é um termo em Sânscrito utilizado no budismo Vajrayana que significa "roda do tempo" ou "ciclos do tempo". Refere-se às filosofias e práticas de meditação contidas no Tantra do Kalachakra e os seus muitos comentários. A tradição Kalachakra gira em torno do conceito de tempo (kāla) e ciclos (chakra): desde os ciclos dos planetas, aos ciclos da respiração humana, ensina a prática de trabalhar com as energias mais subtis dentro do próprio corpo no caminho para a iluminação.

Segundo o Tantra Kalachakra, o Rei Suchandra de Shambhala pediu ensinamentos ao Buda que lhe permitissem praticar o Darma sem renunciar aos seus prazeres e responsabilidades mundanas.

Em resposta ao seu pedido, o Buda ensinou o primeiro tantra raiz Kālachakra em Dhanyakataka (perto da actual Amaravati), uma pequena cidade em Andhra Pradesh no sudeste da Índia, ao mesmo tempo que ensinava os sutras Prajnaparamita na montanha Pico dos Abutres, no Bihar, aparecendo nos dois lugares em simultaneo. Juntamente com o rei Suchandra, noventa e seis reis menores e emissários de Shambhala também receberam os ensinamentos. O Kalachakra passou assim directamente para o reino de Shambhala, onde foi mantido exclusivamente durante centenas de anos. Mais tarde os reis de Shambhala, Manjushrikirti e Pundarika, terão condensado e simplificado os ensinamentos no "Sri Kalachakra" ou "Laghutantra" e no seu comentário principal o "Vimalaprabha", que permanece hoje como o coração da literatura de Kalachakra.

Existem actualmente duas tradições principais de Kalachakra, a linhagem Ra e a linhagem Dro. Ambas as tradições, relatam que o Kalachakra e os seus comentários relacionados (por vezes referidos como o Bodhisattva Corpus) foram devolvidos à Índia em 966 d.C. por um pandita indiano originário de Orissa conhecido como Cilupa ou por Kalachakrapada

Ao regressar à Índia, Chilupa/Kalachakrapada derrotou em debate Naropa, o abade da Universidade Nalanda, o grande centro de estudo filosófico budista da época. Chilupa/Kalachakrapada transmitiu então a Naropa o Kalachakra. Naropa estabeleceu os ensinamentos como legítimos em Nalanda, e transmitiu o Kālachakra a importantes mestres como Atisha.

Para mais informações consulte o site oficial de Sua Santidade, O 14º Dalai Lama

Siga este link para ver um documentário sobre locais de culto budistas em Orissa, local onde o Kalachakra foi ensinado pela primeira vez

Close