As 4 bases para o estabelecimento da Atenção Plena (Mindfulness)

artistic-buddha-eye

Com Luís Carmo

17, 24, 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro|das 19h15 às 20h45|União Budista Portuguesa

Organização: Zen Flor Silvestre

Módulo II – Mente e investigação dos fenómenos

O objectivo destas sessões é dar a conhecer como pôr em prática as bases da atenção plena. Ao fazê-lo ajudamos a mente a manter-se presente nas várias dimensões humanas e passamos a utilizá-la como um caminho de libertação do sofrimento, de cultivo da felicidade e do despertar para a sua Natureza incondicional.

Estas quatro bases são: o Corpo, as sensações, a mente e a investigação dos dharmas.

A Atenção Plena (Mindfulness) é a base para a prática da meditação. Quando é estabelecida com alguma continuidade, oferece o suporte de calma e clareza necessário para a investigação directa do que se passa na mente e liberta-a daquilo que nos impede de vivermos em tranquilidade e felicidade. Uma vez que tudo o que experienciamos é mediado pela mente, é da mente que precisamos de cuidar com maior discernimento. Desta forma, podemo-nos libertar de reagir repetidamente com os nossos padrões habituais que nos são prejudiciais, cativos de perspectivas, emoções e comportamentos rígidos.

 

Orientação: Luís Carmo

Praticante da meditação e do Dharma do Buda desde 1999. Tem estudado e praticado com professores de várias tradições budistas, estando desde 2008 a praticar com Amy Roshi fundadora da Wild Flower Zen. Desde 2009 orienta meditação e cursos de diversos temas budistas na União Budista Portuguesa. 

 

Contribuição para o curso: 

50 euros. Uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva à participação na atividade.

Inscrições:  enviar email para inscricoes@uniaobudista.pt ou telefonar para 967858696 (contato do professor)

Close