A UBP NO "NATAL EM LISBOA"

A UBP NO “NATAL EM LISBOA”

paisagem pequena

Com Luis Carmo e Lúcia Dias

14 de Dezembro | das 11h00 às 12h00 |Cinema S. Jorge |Paz Mental = Paz no Mundo 

15 de Dezembro | das 11h00 às 12h00 |Cinema S. Jorge |Despertar a bondade amorosa

 

“O ódio não cessa com o ódio. O ódio só cessa com o Amor. Isto é uma lei inalterável"

Buddha

 

No mundo Ocidental o Natal está associado às qualidades mais elevadas da experiência humana: a paz, a alegria, o amor, a compaixão e a fraternidade entre os homens.  Para os Budistas, estas qualidades são a base do seu treino espiritual e levam ao “despertar da compaixão”, o despertar de uma capacidade inata de identificar-se com e compreender a experiência dos outros. Assim para celebrar com os Lisboetas a paz e o amor no mundo, “o espírito do Natal”, a UBP oferece dois eventos.

 

paisagem pequena

 

 

 

 

 

I - INICIAÇÃO À MEDITAÇÃO SHAMATA | paz mental = paz no mundo

14 Dezembro - das 11h00 às 12 horas

Com Luis Carmo

A meditação “Shamata”, ou calma mental, é uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento e o equilíbrio das emoções, com inúmeros e comprovados benefícios para a saúde e bem-estar. Neste evento de 1 hora, iremos ensinar algumas técnicas simples para trazermos paz interior e consciência ao nosso dia a dia e ao mundo que nos rodeia.

 

criança peq

 

 

 

 

 

 

II - INICIAÇÃO À MEDITAÇÃO METTA | despertar a bondade amorosa

15 Dezembro - das 11h00 as 12h00 

Com Lúcia Dias

Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações."

Dalai Lama

 

Na perspetiva budista, a bondade amorosa é o desejo de que todos os seres sencientes — mesmo aqueles de quem não gostamos — vivenciem a mesma alegria e liberdade que nós mesmos desejamos sentir. Trata-se do reconhecimento de que somos todos parecidos, somos todos relacionados, e que todos sentimos a mesma vontade de ser felizes: viver em paz e evitar a dor. A meditação Metta é uma meditação que evoca e desenvolve o amor, a bondade e a generosidade em relação a nós mesmos e aos outros, ajudando-nos a cultivar ativamente estados emocionais positivos com capacidade para nos tornar mais pacientes, gentis, receptivos e compassivos.

 

INSCRIÇÕES

Para se inscrever online siga o link: https://forms.gle/RCKHzeK16jPrw7te7

Lugares limitados

 

 

Close