A Sabedoria - Na Via dos Bodhisattvas (2ª Parte)

A Sabedoria – Na Via dos Bodhisattvas (2ª Parte)

Khenchen Pema Sherab visited Lerab Ling in May/June 2010 to teach on Mipham Rinpoche's 'Beacon of Precoius Certainty' as part of Rigpa's Shedra West program.

Com Khenchen Pema Sherab Rinpoche

9 a 15 de Agosto | Das 09h30 às 17h00 | VIP Executive Entrecampos Hotel & Conference, Lisboa

Organização:  Songsten - Casa da Cultura do Tibete, Stupa - Associação para a Paz no Mundo, Fundação Kangyur Rinpoche e União Budista Portuguesa

A  SABEDORIA 
Na Via dos Bodhisattvas (2ª Parte)

Continuação do ciclo de ensinamentos sobre o IX Capítulo do famoso texto clássico Bodhisattvacaryāvatāra "A Via dos Bodhisattvas", poema escrito no Sec. VIII por Shantideva, monge budista da Universidade de Nalanda, com base no comentário de Mipham Rinpoche "Kataka Jewel".

 

PROGRAMA  | Lisboa - local a anunciar                                                                                                 (Sujeito a alterações)

Das 9.30 às 12.00: Palestra com Khenchen Rinpoche
Das 14.30 às 17.00: Comentário com Wulstan Fletcher

 

pema

Biografia de Khenchen Pema Sherab Rinpoche
Khenchen Pema Sherab Rinpoche nasceu em 1936, na região de Dérgé, no Tibete Oriental. Teve uma educação tradicional e aos catorze anos mudou-se para Lhasa onde estudou com mestres e eruditos de todas as escolas do budismo tibetano. Em 1953, recebeu a ordenação monástica de Shechen Kongtrul Rinpoche.

Ainda em Lhasa, conheceu Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche e foi seu assistente durante dez anos. Neste período, recebeu de Dilgo Khyentse Rinpoche muitos ensinamentos, incluindo o Tantra Guhyagarbha e o Tesouro das Instruções Cruciais de Longchenpa. Passou longos períodos no Mosteiro Nenang e no Mosteiro de Tshurphu, o assento dos Karmapas, onde esteve com muitos grandes mestres Kagyü. Numa peregrinação, no Tibete Central, conheceu Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, em Tsering Jong. Mais tarde, na Índia, também estudou com Kyabje Dudjom Rinpoche e Khenpo Tsöndrü.

Em 1968, a pedido de Kyabje Penor Rinpoche, Khenchen Rinpoche mudou-se para o Mosteiro de Namdroling, onde ensinou durante vários anos. Quando a Universidade Monástica foi criada nesse mosteiro, em 1978, assumiu incansavelmente, durante 25 anos, o seu ensino e direção. Aqui, dedicou-se arduamente à preservação e disseminação dos ensinamentos budistas em geral e da doutrina Nyingma em particular.

Biografia em inglês

Khenchen Pema Sherab Rinpoche – Ensinamento Geral

The teachings on Thirty Pieces of Advice from the Heart, Longchempa

 

 fletcher                                                             

Biografia de Wulstan Fletcher 

Wulstan Fletcher é um professor de Línguas Modernas formado nessa mesma área e em Teologia pelas Universidades de Oxford e Roma. Completou o retiro de três anos em Chanteloube, França, entre 1986 e 1989, e, como membro do grupo de tradução Padmakara (Dordogne, França) e da Fundação Tsadra (desde 2001), tem-se dedicado à tradução de um vasto número de obras budistas de referência. De entre elas destacam-se:

The Way of the Bodhisattva, Shantideva (Ed. Rev.)
Treasury of Precious Qualities, Jigme Lingpa. (com o comentário de Longchen Yeshe Dorje, Kangyur Rinpoche).
White Lotus: An Explanation of the Seven-Line Prayer to Guru Padmasambhava, Jamgön Mipham.                                The Nectar of Manjushri’s Speech: A Detailed Commentary on Shantideva’s  Way of the Bodhisattva, Kunzang Pelden

Para mais informações siga o link  

Shantideva e o  Bodhisattvacaryāvatāra

O autor da Via do Bodhisattva pertenceu à universidade monástica de Nalanda. Esta instituição juntamente com a grande universidade Vikramashila eram consideradas os mais prestigiados centros de aprendizagem da Índia antiga. Shantideva, nesta sua obra que pertence à tradição budista Mahayana, apresenta perante a comunidade monástica de Nalanda as várias etapas do caminho de um Bodhisattva até este alcançar o seu objetivo supremo, a Iluminação, enfatizando o treino da mente, com o desejo de beneficiar todos os seres. O IX Capítulo apresenta em forma de diálogo o debate entre a escola Madhyamika, representada por Shantideva, e várias outras escolas, budistas e indianas.

"O nono capítulo da Via do Bodhisattva [...] começa com a afirmação de que é com o propósito de cultivar a sabedoria que o Buda ensinou todos os vários aspectos dos ensinamentos [..]. O nono capítulo do clássico de Shantideva [...] é um tratado filosófico altamente sofisticado e complexo [...] Shantideva pretende apresentar sistematicamente o que entende ser a essência do insight do Buda sobre a natureza última da realidade." Geshe Thubten Jinpa, da introdução ao comentário de Sua Santidade o Dalai Lama sobre o Capítulo 9.

"Shantideva é considerado no Tibete como um dos mestres mais fidedignos. Há mais de mil anos que a sua obra A Via do Bodhisattva tem sido aclamada e respeitada. […] Eu próprio recebi a transmissão e a explicação deste importante e sagrado texto, que se revelou ser muito útil e benéfico para a minha mente. Os benefícios de desenvolver qualidades como o amor, a compaixão, a generosidade e a paciência não se limitam ao nível individual mas estendem-se a todos os seres e até à manutenção da harmonia com o ambiente." (S.S. o Dalai Lama - Excerto do Prefácio "A Via do Bodhisattva”).

Para mais informações siga o link

E o link

Contribuições:

Participação no programa completo: 100 euros | Inscrição e contribuição até 15 de Julho: 85 euros.                                
Participação por dia: 15 euros

Inscrições aqui.

Informações Gerais

Contacto: mail@uniaobudista.pt

Palestras em inglês, e em tibetano com tradução para inglês. Será disponibilizada tradução simultânea para português e também francês se necessário.

Organização
Songtsen - Casa da Cultura do Tibete
Stupa - Associação para Paz no Mundo 
Fundação Kangyur Rinpoche
União Budista

Local

 

 THE WISDOM IN THE PATH OF THE BODHISATTVAS - 2nd Part

Continuation of the series of lectures about the 9th chapter of the famous classical text, The Way of the Bodhisattva, a poem written in the 8th century by Shantideva, a Buddhist monk at Nalanda University, based on Mipham Rinpoche's commentary, The Kataka Jewel.

Dates

9th to 15th of August

Programme *(subject to change)

09:30 – 12:00: Lecture by Khenchen Rinpoche

15:00 – 17:30: Revision session with Wulstan Fletcher

Khenchen Rinpoche’s teachings will be in Tibetan and translated into English. Wulstan Fletcher’s sessions will be in English. Simultaneous translations in Portuguese and French will be available upon request.

 

For more information:

 

Registration here.

Contact: mail@uniaobudista.pt

 

Organisation

Songtsen – Home of Tibetan Culture, Stupa Association, Kangyur Rinpoche Foundation,  Portuguese Buddhist Union

Venue

 

 

Close