1ª Visita de S.S. O Dalai Lama a Portugal

1ª Visita de S.S. O Dalai Lama a Portugal

Comemoramos hoje o dia em que Sua Santidade o Dalai Lama visitou Portugal pela primeira vez, 25 de Novembro de 2001. Sua Santidade, sempre com o seu sorriso inesquecível, visitou vários pontos do país. A visita começou na cidade do Porto com uma memorável palestra no pavilhão Rosa Mota para mais de cinco mil pessoas.

Deslocou-se depois para Fátima onde o esperava uma multidão entusiasta no Santuário, e aí, juntamente com o bispo de Leiria fez um momento de meditação na capelinha das aparições. Antes de chegar a Lisboa passou ainda por Coimbra onde fez uma conferência pública. Em Lisboa o momento alto, novamente com uma multidão que enchia a alameda da universidade, foi uma conferência na aula magna. A maioria do público acompanhou a conferência por vídeo walls ao logo de vários pontos da cidade universitária por não caberem no recinto.

Num exemplo ímpar de humildade, SSDL sublinhou amiúde ser um entre irmãos e defendeu a natureza partilhada por todos os seres humanos – a procura da felicidade e o evitar do sofrimento. SSDL abordou diversos temas, a situação no Tibete, o diálogo entre religiões, o terrorismo, o papel da ciência, a família. Em todos os temas trouxe uma penetrante confiança no futuro e nas capacidades do ser humano.

Sugerimos que vejam os seguintes links para uma visão desta importante visita

Que a memória que hoje evocamos seja benéfica a todos os seres. Fazemos votos para que Sua Santidade visite o nosso país brevemente.

Partilhado de Songtsen-Casa da Cultura do Tibete

Close